A NOSSA HISTÓRIA

Estamos presentes no território nacional desde 1988. Iniciámos o trabalho na área da formação para profissionais, ensino superior  - pós graduação em Intervenção Psicossocial com crianças, jovens e famílias com a Universidade Lusófona (1997-1999)  e mestrado com o mesmo tema, com o Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (2003-2008) e consultoria a organizações governamentais e não governamentais portuguesas, contribuindo para influenciar modelos, práticas e legislação nas áreas da proteção e justiça juvenil.

A partir de 2000, iniciámos a implementação de programas de prevenção seletiva junto de crianças e jovens em comunidades vulneráveis e em 2008 lançámos o serviço de preservação e reunificação familiar. Em 2011 alargámos o âmbito da nossa intervenção com o desenvolvimento comunitário e iniciativas de empreendedorismo social. Com a experiência adquirida na gestão de um negócio social a partir de 2011 (O Projeto Marias), desenhámos e implementámos  um novo negócio social desde 2012, a Padaria Pão com História, que esteve ativo desde Novembro de 2016 até Fevereiro de 2018.

A Amadora, é o Concelho do país onde a Pressley Ridge tem feito a maior parte das suas intervenções. Entre 2004 e 2006, implementámos na Loja Social do Bairro da Estrada Militar do Alto da Damaia o programa Trilhos Alternativos. Na altura em parceria com a Junta de Freguesia da Damaia e com verbas do programa Urban. Este programa, tinha como objetivo o treino de competências de vida e integração social, através de uma intervenção focalizada e especializada junto dos jovens mais desafiadores, junto dos quais os programas convencionais não têm sucesso. Entre 2007 e 2009, com o apoio do programa de intervenção focalizada do Instituto para a Droga e Toxicodependência, a Pressley Ridge implementa no mesmo território o programa P.E.S. p’Andar: Prevenir. Educar. Socializar. No European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction, o programa “PES p’ Andar” é um dos 5 entre os 33 projectos portugueses de prevenção com uma avaliação de tipo 2 ou superior (avaliação do processo e dos resultados), sendo que o máximo é 3.

Entre 2008 e 2011, com o apoio do programa de crianças e jovens em risco da Fundação Calouste Gulbenkian, a Pressley Ridge implementou no Concelho da Amadora o programa piloto Nova_Mente – preservação e reunificação familiar e formação parental, destinado a famílias em situação de perigo, por terem pelo menos um filho sinalizado na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) ou Equipa de Crianças e Jovens da Segurança Social (ECJ) ou por terem um ou mais filhos institucionalizados.

Desde 2010, iniciámos no Casal da Mira intervenção comunitária no âmbito do CLDS e em parceria com a Fundação AgaKhan, desenhando e implementando vários programas com impacto significativo na dinâmica da comunidade e na vida de inúmeras crianças, jovens e  famílias.

A intervenção integrada da associação neste território, possibilitou ao longo de 14 anos a inserção social de mais de 1.000 jovens e 800 famílias através de programas de competências pessoais e sociais, formação parental, preservação e reunificação familiar e formação técnica.

No trabalho com as escolas do concelho apoiámos mais de 1.500 alunos e 100 professores. Cerca de 60 técnicos a intervir localmente foram igualmente apoiados através da participação nas formações da Pressley Ridge.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.