Projeto Surf.Art publica artigo numa revista internacional

Categoria: Novidades
29 Jul
2020
Projeto Surf.Art publica artigo numa revista internacional

Projeto Surf.Art publica artigo numa revista internacional

O projeto SURFART da Associação Pressley Ridge publicou, em Abril, um artigo científico numa edição especial do Global Journal of Community Psychology Practice (GJCCP) dedicada à “Surf Therapy Around the Globe”.

Os editores deste número especial dedicado à promoção da investigação científica e à prática da Surf Therapy, referem-se ao artigo como “um dos primeiros estudos a explorar a dosagem da terapia de surf no contexto de benefícios aos participantes”.

Este artigo faz parte do trabalho de uma equipa de investigadores nacionais, de Espanha e dos Estados Unidos e vem dar um suporte empírico à intervenção que a Pressley Ridge tem no terreno desde 2013.

O artigo relata a implementação e os resultados de seis anos do programa SURF.ART, uma intervenção de desenvolvimento juvenil desenvolvida pela Pressley Ridge Portugal.

O programa possui vários componentes, incluindo um “projeto de vida”, apoio a crises, oficinas psicoeducacionais, envolvimento com os pais e instruções e práticas de surf para jovens.

Análises multivariadas (MANOVA) foram realizadas com uma amostra de 69 jovens participantes para testar as diferenças entre os grupos e ao longo do tempo.

Em termos de comportamento e pontos fortes, o comportamento pró-social aumentou significativamente e o comportamento problemático diminuiu.

Apesar das limitações devido à amostra pequena e ao design não experimental, este estudo fornece dados interessantes sobre o valor das intervenções no surf para jovens em risco de exclusão social relacionados à etnia e pobreza.

ARTIGO ONLINE  ARTIGO EM .PDF

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.